Dicas de manutenção e utilização – Fornos de Cozinha

Existem no mercado diversos tipos de fornos, sejam pequenos forno de colocar em cima da bancada, sejam de encastrar nos móveis ou inseridos no fogão convencional. Neste capítulo iremos debruçar exclusivamente sobre os fornos e encastre. 

Este tipo de forno obriga á observação de diversas regras na sua colocação, sejam de ligação ou de ventilação do móvel onde vai ser aplicado. Aconselhamos sempre a respeitar as indicações do fabricante presente no manual de instruções. 

No que respeita á sua utilização e manutenção deve considerar: 

Deve ligar o seu forno e selecionar o programa e temperatura desejada em função do cozinhado pretendido, e só depois de um pré-aquecimento inicial deve introduzir os alimentos. Deve vigiar o funcionamento do forno para garantir os melhores resultados para o seu cozinhado. No fim da sua utilização, e tendo o máximo de cuidado pela temperatura existente no interior do forno, deve retirar o cozinhado e ter o cuidado de deixar a porta do forne entreaberta para assegurar o gradual arrefecimento e evitar condensações no interior. 

Na limpeza deve sempre utilizar produtos adequados, evitando produtos abrasivos e respeitando mais uma vez as indicações do fabricante. Os sistemas mais recentes de auto-limpeza ou limpeza pirolítica permitem que o forno seja limpo automaticamente, sem necessidade de recorrer a produtos químicos. Para estes casos, bastará depois passar um pano limpo para retirar os vestígios do interior.  Existem ainda fornos que incluem painéis catalíticos, que são painéis de um esmalte especial, como menos porosidade e vitrificado, que evita que a gordura se entranhe nas paredes do forno. 

Assegure também o bom estado da vedação da porta, pois só assim irá garantir um funcionamento correto do forno.