Máquina de Café – Escolha e Dicas de Manutenção

Certamente já verificou que existem diversos tipos e sistemas de máquina de café. Destacamos entre outas as máquinas de cápsula, as de manípulo e as automáticas. No momento da compra deve avaliar o tamanho, a simplicidade de limpeza e manutenção e até o custo da máquina vs. custo do café. 

Existem sempre fatores a favor e contra cada tipo de máquina, mas uma escolha adequada às suas necessidades e gosto, garantirá a sua melhor satisfação na utilização.

Em relação á manutenção, tenha em atenção o seguinte:

– Efetue uma limpeza regular da máquina seguindo sempre as indicações do fabricante.

– Consoante o tipo de máquina assegure uma limpeza do filtro evitando a obstrução da passagem do café e no caso das máquinas automáticas proceda á limpeza do grupo mecânico e retirada das borras do café. 

– No caso de máquinas de cápsulas não se esqueça de verificar que o canal de saída de café está desobstruído e limpeza do depósito de cápsulas.

– Nas máquinas com sistema automático de aviso de descalcificação, sempre que surgir o alerta deve proceder a esta operação. Caso a máquina não disponha deste sistema de alerta deve realizar esta operação com regularidade, seguindo sempre nas duas situações, as indicações do fabricante.