Dicas para escolher uma Televisão

No momento da compra de um novo TV há uma série de parâmetros de que devemos ter em consideração para garantir a melhor escolha para as suas necessidades. Focamos de seguida os aspetos mais importantes que dever questionar:  

  1. O tamanha do TV que se adequa melhor ao espaço onde vai ser colocado, bem como a distância a que vai estar enquanto espetador/utilizador. Os tamanhos das Televisões são expressos em polegadas e refere-se ao comprimento na diagonal do ecrã. Consoante a resolução da TV procure seguir as seguintes regras:  

Resolução Standard (SD): medida na diagonal do ecrã x 3.5 = distância de posicionamento recomendada 

Alta definição (HD): medida na diagonal do ecrã x 2.5 = distância de posicionamento recomendada 

4K UHD: medida na diagonal do ecrã x 1.5 distância de posicionamento recomendada 

       2 -A resolução do ecrã que pretende, também deve ser considerada. Existem várias, desde SD, HD, 4K UHD e 8K UHD, que asseguram melhores resultados quanto maior a resolução, mas consequente aumenta também o preço de aquisição. 

       3 – Deve considerar também se prefere um ecrã plano ou curvo, com tecnologia IPS(In Plane Switching) ou VA(Vertically Aligned), em que painéis IPS por norma são mais baratos e permitem maiores ângulos de visão enquanto os painéis VA garantem um maior contraste e portante terá os tons escuros muito mais reais, com tecnologia HDR(High Dynamic Range) ou não. Se considerar uma gama mais alta de produtos podemos encontrar ainda ecrãs QLED e OLED, com vantagens e desvantagens qualquer uma destas tecnologias. 

      4 – Recursos que procura. Neste âmbito deve considerar se procura um produto convencional ou com acesso à internet, e se pretende com internet, se tem ligação por cabo ou Wi-Fi, smart tv ou android tv. Procure também informação sobre o número de entras HDMI e USB que permitem a ligação de dispositivos externos e funcionalidades da própria TV. 

     5 – Defina ainda se vai colocar a TV sobre uma mesa usando a base normalmente fornecida ou se o pretende colocar na parede, sendo necessário para isso adquirir um suporte.