Cuidados e Manutenção de Frigoríficos

Para garantir uma maior vida útil do seu frigorífico, com um interior limpo e organizado e sem odores desagradáveis, deve ter em conta alguns cuidados básicos de manutenção, que listamos de seguida: 

Os alimentos devem estar devidamente acondicionados, sem contacto direto com as prateleiras ou qualquer outra superfície no interior do frigorífico. Tenha atenção que nos aparelhos NO-FROST esta condição é essencial para evitar que os alimentos fiquem secos.       

Manter o interior organizado é meio caminho andado para não se criarem bolores ou outros odores estranhos: tenha em atenção a data de validade dos alimentos e sempre que algo se derramar no frigorífico, limpe de imediato, para não deixar que os resíduos se acumulem e que os cheiros proliferem. 

Não sobrecarregue o frigorífico para que o ar circule livremente e ainda facilita ao equipamento a tarefa de manter a temperatura uniforme em todo o espaço interior. 

Ainda em relação à organização, siga sempre as indicações do fabricante sobre quais os alimentos a colocar na zona inferior e quais os que deve colocar na zona superior. Já a porta, serve para colocar refrigerantes, água, vinho, temperos, entre outros. 

Devo efetuar uma descongelação de meu equipamento? 

Para garantir um bom funcionamento e a desobstrução dos canais de ventilação, deve proceder a uma descongelação total de pelo menos 24 horas, pelo menos uma vez ao ano, efetuando ao mesmo tempo uma limpeza geral do aparelho. 

Limpar de quanto em quanto tempo? 

Esta é uma das questões mais frequentes. De quanto em quanto tempo devo limpar o meu frigorífico? Ditar uma única resposta que se adequa a todas as situações seria impossível porque tudo depende da utilização diária, da quantidade de pessoas que o usam e do tipo de alimentos armazenados. 

Dito isto, é possível afirmar que fazer uma limpeza profunda e completa pelo menos 2 vezes por ano é fundamental para evitar odores, mofo e outras surpresas desagradáveis. Ainda assim, deve regularmente e sempre que necessário limpar o interior do seu equipamento. 

Como limpar o frigorífico profundamente 

De seguida, vamos indicar-lhe como proceder à tal limpeza profunda que deve ser feita 2 vezes por ano. Antes de mais, comece por desligar o frigorífico da corrente e por retirar todo o conteúdo. Se tiver alimentos perecíveis lá dentro, poderá ter de formular um plano de contingência para os manter, como colocá-los em sacos térmicos. 

Aguarde que o eletrodoméstico atinja a temperatura ambiente — ou muito perto disso —, e deixe o congelador descongelar. Não utilize objetos suscetíveis de danificar o interior do aparelho, existem espátulas próprias para ajudar a retirar o gelo acumulado.  

No frigorífico, retire e lave todas as prateleiras e compartimentos. Atenção aos choques térmicos – não deverá lavar as prateleiras de vidro em água demasiado quente! 

Limpe o interior sempre de cima para baixo com um produto específico. 

Verifique se o orifício de escoamento da água (na parte inferior traseira) está obstruído para evitar água depositada no fundo do frigorífico. 

No congelador, retire todos os alimentos. Lave os compartimentos – atenção aos choques térmicos. Pode acelerar a descongelação com a utilização de um produto próprio. 

Aqui a regra mantém-se: limpe o interior sempre de cima para baixo com o produto específico. 

O estado das borrachas também deve ser bem analisado tanto no frigorífico como no congelador – este é o principal cuidado a ter para poupar energia. Se notar que estão deterioradas procure informar-se sobre a possibilidade da sua substituição, podendo para isso contactar os nossos serviços técnicos – CidadelaService