Como Escolher Placa de Cozinha?

Como Escolher Placa de Cozinha? 

Renovar ou mudar? 

Se pretende apenas trocar a sua placa antiga, pode substituí-la por outra exatamente do mesmo tamanho e design. Por outro lado, pode optar por mudar para outro tipo de placa que pode lhe proporcionar melhores resultados e com uma estética mais moderna e funcional, embora para isso deve ter em consideração as condições do móvel onde será instalada a placa, pois pode precisar de alterações.  

Se está a equipar a sua cozinha pela 1ª vez, selecione antecipadamente a placa que lhe garanta os melhores resultados e que mais gosta e adeque os móveis ao tipo de placa que escolheu. 

Que tipos de placa existem? 

Existem diversos tipos de placas e tamanhos. Os tipos mais conhecidos são as placas a gás, as vitrocerâmicas e as de indução que funcionam a eletricidade. 

As placas a gás garantem uma cozedura mais uniforme e constante, mas economicamente não são as mais vantajosas. 

As placas vitrocerâmicas são placas que para além de serem esteticamente bonitas, permitem uma limpeza mais fácil e rápida. 

As placas de indução são de todas as mais eficientes e portanto as mais económicas em termos de funcionamento, apesar do seu custo de aquisição ser normalmente mais elevado. São fáceis de limpar, bonitas e permitem cozinhar com muita economia de tempo e de consumo energético, incluindo uma série de características que as tornam extremamente seguras. 

Que cuidados devemos ter na utilização e limpeza dos diversos tipos de placa? 

Consoante o tipo de placa utilizada os cuidados a ter na utilização e limpeza das placas é diferente. Assim nas placas a gás como nas placas vitrocerâmica podemos usar qualquer tipo de panela/tacho mas na limpeza já devemos utilizar produtos adequados ao tipo de superfície das placas. 

Já as placas de indução obrigam à utilização de panelas/tachos específicos, com fundos preparados para estas placas, pois caso contrário as placas não irão funcionar. Também neste caso existem produtos de limpeza próprios para este tipo de placas. 

Um cuidado que sempre deve ser tido em conta em qualquer tipo de placa é o diâmetro das panelas/tachos utilizados, pois devem respeitar as medidas fornecidas pelo fabricante no manual. 

Como efetuar a instalação? 

Em qualquer tipo de placa deve ser respeitado as instruções do fabricante para a sua colocação. À que atender às medidas do móvel onde vai ser colocada, como vai ser fixada e também como vai ser ligada á instalação de gás ou elétrica do local. Em qualquer situação aconselhamos sempre a que instalação seja efetuada por técnicos credenciados, pelo que sugerimos que opte pelos nossos serviços – Cidadela Service